Publicado em: 18 de outubro de 2025
A nova ponte sobre o Furo do Maguari, ligando os distritos de Icoaraci e Outeiro, em Belém do Pará, finalmente ficou pronta e está sendo inaugurada hoje (18), melhorando a mobilidade urbana. Estaiada, com 414 metros de extensão e 10,5 metros de largura, também ajudará a alavancar o turismo e o comércio local, valorizando imóveis e aumentando o fluxo de visitantes aos centros de produção e venda de artesanato e às praias de água doce, e facilitará o acesso dos moradores a serviços básicos inexistentes na ilha, cujos habitantes sofrem a precariedade da rede de saúde, transporte, educação, e a falta de políticas públicas de modo geral.
Mas é preciso pensar em multimodalidade e sobretudo urge o aproveitamento dos rios no transporte de cargas e passageiros na Região Metropolitana de Belém, focando em impactos ambientais e sociais. A extensa rede hidrográfica amazônica sempre teve seu potencial inexplorado, apesar das vantagens como redução de emissões de gás carbônico, menor consumo de combustível e maior capacidade de lotação, ao mesmo tempo menor poluição sonora e do ar e engarrafamentos. Sem mencionar o quão mais agradável é fazer as travessias apreciando o rio.
A criação de rotas hidroviárias integrando as 39 ilhas à cidade, com tarifas acessíveis e infraestrutura eficiente nos terminais, pode transformar Belém em um exemplo de mobilidade sustentável. A COP 30 deveria ter inspirado o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém a usar as soluções disponíveis pela natureza.
Já foram alvo de estudos por especialistas da Universidade Federal do Pará várias alternativas de linhas, por exemplo o trajeto de Icoaraci/Porto de Belém/Ver-o-Peso; Ver-o-Peso/Portal da Amazônia/UFPA, atendendo a demanda do bairro do Guamá e dos estudantes da Universidade; Ilha do Combu/UFPA/Portal da Amazônia; Ilhas de Mosqueiro e Outeiro a Icoaraci; Ilha de Cotijuba a Icoaraci.
A intermodalidade reduz o número de ônibus circulando na cidade, com bilhetagem eletrônica e única, fiscalização efetiva da segurança e cumprimento dos horários de viagens, meia passagem para estudantes e gratuidade para idosos e outras previstas em lei. Belém tem localização geográfica estratégica, precisa de vontade política e planejamento para se desenvolver e garantir qualidade de vida à população.

Comentários