0
 

Na edição de 2025, Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), organizada desde 1985 pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC/Unicamp), com participação de 4.000 equipes de três estudantes de todas as regiões do Brasil, o Pará protagonizou um desempenho inédito. A equipe 3QO/S, formado pelos estudantes Bernardo Borges, Luiz Fernando Amadeu e Rui Castro, do Colégio Ideal, sob a orientação dos professores João Marinho Malcher e Estillac Borges Filho, foi reconhecido com o prêmio de Equipe Destaque Regional, na fase classificatória, e na etapa final  conquistou a medalha de prata no nível beta (Ensino Médio).

Os meninos da equipe 3QO/S com os professores Estillac e João

Na competição individual do Ensino Médio, aberta aos integrantes das equipes classificadas, o estudante Bernardo Borges conquistou a medalha de prata. Esse resultado tem peso especial, já que as medalhas individuais da OMU podem ser utilizadas como critério de ingresso em diversos cursos da Unicamp e de outras universidades, dispensando a necessidade do vestibular tradicional. Com isso, permanece aberta a possibilidade de que os três representantes parauaras alcancem ainda mais conquistas vinculadas ao torneio.

Mas as conquistas foram além. O trabalho submetido pela equipe ao II Mini Simpósio de Professores da OMU, intitulado “Cultura Olímpica como Transformação Escolar: O Caso do Centro de Ensino Técnico Ideal (Belém – PA)”, foi eleito o melhor da edição, ampliando o impacto da participação parauara para além da disputa de medalhas.

Bernardo, Luiz Fernando e Rui representaram o Pará na competição

A competição acadêmica – uma das mais respeitadas do país – é estruturada em três fases: duas online e uma presencial. Há também uma etapa individual voltada para estudantes do Ensino Médio. A olimpíada vai além da resolução de problemas, buscando incentivar o raciocínio lógico, a criatividade e a argumentação matemática, além de fomentar a troca de experiências entre alunos e professores em simpósios e atividades paralelas.

Foram 239 equipes que alcançaram a etapa final presencial, que aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no campus da Unicamp, em Campinas. Do total, 89 equipes eram do Ensino Fundamental e 150 do Ensino Médio. A competição premiou grupos em diversas categorias, incluindo Destaque Feminino, Professor Destaque e melhor redação de prova, além de realizar o II Mini Simpósio de Professores da OMU e um simpósio de alunos, com palestras ministradas por professores e pesquisadores renomados.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Aluno da Apae de Abaetetuba participou de feira científica internacional em Abu Dhabi

Anterior

A Glória de Antinoo

Próximo

Você pode gostar

Comentários