0

A Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou 2025 ofertando cursos de pós-graduação, abrangendo mestrados, doutorados e especializações em diversas áreas do conhecimento. As vagas estão distribuídas entre os campi de Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Castanhal e Tucuruí, com inscrições abertas até fevereiro, realizadas exclusivamente peloSistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Na primeira quinzena de janeiro, cinco programas de mestrado encerram suas inscrições. No dia 10, terminam os prazos para o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e para o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). No dia 11, o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia (PPGRD) encerra as inscrições para 16 vagas. No dia 14 de janeiro, encerram-se as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPGDT), com 17 vagas, e para o Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular, que disponibiliza 15 vagas. Já no dia 15 de janeiro, finalizam os prazos para os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, com 16 vagas, e em Geofísica, que oferece 9 vagas.

Outros programas seguem com inscrições abertas até o final de janeiro. Destaques incluem o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOC), com 25 vagas e inscrições até 17 de janeiro; o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), que oferece 19 vagas até 19 de janeiro; o Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (PPGAC), com 10 vagas disponíveis até 20 de janeiro; o Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que disponibiliza 40 vagas até 20 de janeiro; o Programa de Pós-Graduação de Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri), com 23 vagas também até 20 de janeiro; e o Programa de Pós-Graduação em Odontologia, que oferece 21 vagas no mesmo prazo. 

Até o final do mês, as inscrições continuam abertas para programas como o PPGP (Psicologia), que possui vagas gerais e mais 8 destinadas a grupos prioritários; o PPGZool (Zoologia), com 12 vagas; o PPGEE (Engenharia Elétrica), com 47 vagas; o PPGEI (Engenharia Industrial), que oferece 18 vagas; e o PPGENAV (Engenharia Naval), com 20 vagas disponíveis.

Em fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) encerra inscrições para 20 vagas de mestrado profissional em 9 de fevereiro. O Profciamb, com 12 vagas para residentes do Pará, aceita inscrições até 24 de fevereiro.

A UFPA também oferece vagas para cursos de doutorado, com inscrições abertas em janeiro para diversos programas. Entre os destaques, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) dispõe de 4 vagas destinadas a pessoas de grupos sociais específicos, com inscrições até 10 de janeiro. O Programa de Pós-Graduação em Geofísica (PPGGF) oferece 10 vagas até 15 de janeiro. Já o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) está com 18 vagas disponíveis, e as inscrições se encerram no dia 20 de janeiro. O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco) conta com 5 vagas até 24 de janeiro, mesma data limite para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), que disponibiliza 17 vagas. Por fim, os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e em Zoologia (PPGZool) continuam com inscrições abertas até 31 de janeiro.

Para fevereiro, o PPGIF oferece 42 vagas para doutorado em Inovação Farmacêutica, com inscrições abertas até o dia 7 deste mês. Outros programas, como o PPGEAP (Ecologia) e o PPGTC (Teoria e Pesquisa do Comportamento), possuem vagas em fluxo contínuo.

Além dos mestrados e doutorados, a UFPA disponibiliza vagas para especializações. No Campus Altamira, foram ofertadas 200 vagas para o curso de Atenção Básica e Saúde da Família, que tiveram inscrições abertas até o dia 6 de janeiro. Já no Campus Ananindeua, estão disponíveis 150 vagas para a especialização em Tecnologias Educacionais no Ensino Básico (EaD), cujo prazo de inscrição vai até o dia 17 de janeiro.

No campus de Tucuruí, foram 35 vagas para o mestrado em Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (PPGINDE), com inscrições abertas até o dia 8 de janeiro. Em Castanhal, estão disponíveis 25 vagas para o curso de mestrado em Saúde Animal da Amazônia (PPGSAAM), com prazo de inscrição até o dia 12 de janeiro. Por fim, o campus de Bragança oferece 11 vagas para o mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), com inscrições abertas até o dia 24 de janeiro.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Soldado que explodiu Tesla usou ChatGPT para planejar ataque

Anterior

Belém celebrará 409 anos no Portal da Amazônia

Próximo

Você pode gostar

Comentários