0
 

Em 2010, 95,9 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas pelas vias interiores brasileiras. Na Região Hidrográfica Amazônica, foram 44,3 milhões de toneladas e 34,9 milhões de toneladas na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia.  A soja foi o produto mais transportado na navegação interior: 4,1 milhões de toneladas no ano passado. Em segundo lugar, o minério de ferro: 3,8 milhões de toneladas. Os dados são do Anuário Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Apesar de as hidrovias serem benéficas ao meio ambiente, a matriz de transportes brasileira mantém 60% de cargas transportadas por rodovias; 33% por ferrovias e só 7% pelas hidrovias.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

SOS Curralinho!

Anterior

Esqueceram da Lei

Próximo

Você pode gostar

Comentários