Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

25 anos de carreira de Robenare Marques


Para marcar os seus 25 anos de carreira, o pianista Robenare Marques fez recital de jazz piano solo, ontem, na Sala Ettore Bosio, da Fundação Carlos Gomes. Foi um espetáculo lindo e emocionante. Membro titular da Academia Paraense de Música, na qual ocupa a cadeira de nº 31, Robenare brilha no jazz parauara, seja na sensacional Amazônia Jazz Band ou no seu projeto de música instrumental de orientação jazzística, o “Robenare Jazz Trio”.
 
Ao longo de sua carreira, Robenare já acompanhou grandes músicos do meio jazzístico nacional e internacional e se destaca em festivais de música instrumental como o Festival Internacional de Música do Pará, Baiacool Jazz Festival, Free Jazz Project em Curitiba, Joinville Jazz Festival, Jazz Festival Brasil, Festival de Jazz de Curitiba e Cascavel Jazz Festival. Para este ano, já confirmou participação no La Plata Festival de Jazz, na Argentina, e na reunião anual dos Educadores de Jazz, na Itália, entre outros eventos internacionais. Também vai lançar um CD, em parceria com a Casio Teclados.

Robenare já dividiu palco com Alma Thomas (USA), JJ Jackson (USA), Mark Lambert (USA), Nicca Stuart (USA), Hermeto Paschoal, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Walter Bandeira, Paulo Levi, Flávio Venturini, Banda Funk Como Le Gusta, Hélio Delmiro e Sandro Araújo (Dois de Ouro). 

Também tocou com os guitarristas Toninho Horta, Bob Freitas, Nelson Faria e Careca Braga, os violonistas Salomão Habib e Nego Nelson, os baixistas Ney Conceição, Minni Paulo Medeiros, Glauco Soter, Boldrini e Adelbert Carneiro, os bateristas Kiko Freitas, Magrus Borges, Endrigo Betega, os saxofonistas Marcus Puff, Esdras Souza, Toninho Abenatar e Paulo Blanco, além do pianista Fernando Montanari, entre outros. 

Com formação também em piano erudito, Robenare já se apresentou várias vezes ao lado da cantora lírica Gabriella Florenzano, com quem gravou, inclusive, um clipe com o Hino do Clube do Remo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *