0
 

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nesta sexta-feira (4), em Santarém, a Virada Cultural Amazônia de Pé, com programação voltada à relação entre universidade, cultura, sustentabilidade e conhecimentos tradicionais.

Com o tema “Universidade, Cultura e Sustentabilidade na Amazônia”, o encontro começa às 18h, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), na Unidade Tapajós da Ufopa, no bairro do Salé, em Santarém.

A atividade é promovida pelo curso de Gestão Ambiental do ICTA em parceria com o Centro Acadêmico de Gestão Ambiental (Cagea). A proposta é aproximar a produção científica dos conhecimentos construídos pelos povos e comunidades que vivem na região, colocando diferentes formas de compreender a Amazônia na mesma conversa.

Na sequência do credenciamento, haverá uma sessão de cinema dedicada às diferentes realidades da Amazônia. Às 19h, a programação segue com a mesa-redonda “Ciências e Povos Tradicionais da Amazônia”, mediada pelo professor Ronis Clay da Silva, do curso de Gestão Ambiental.

Participam do debate Alessandra Castro, indígena Munduruku do Baixo Tapajós, da Terra Indígena Bragança/Marituba; Maurício Alves de Sousa, estudante indígena de Gestão Ambiental, educomunicador popular e militante do movimento Tapajós Vivo; e Geovana Lima Pereira, quilombola da comunidade Murumuru, farmacêutica, mestre em Ciências da Sociedade e doutoranda em Ciências Ambientais pela Ufopa.

A composição da mesa coloca lado a lado experiências acadêmicas, indígenas, quilombolas e de atuação nos movimentos sociais, num debate que pretende discutir a Amazônia para além dos limites da produção científica formal.

A atividade em Santarém integra a programação da Amazônia de Pé, movimento voltado à proteção das florestas e dos povos amazônicos e presente em redes, ruas e rios das cinco regiões do Brasil.

Pelo quinto ano consecutivo, o movimento mobiliza ativistas e artistas para a realização de atividades culturais durante setembro, considerado o mês da Amazônia. A programação nacional reúne ações em defesa das florestas e das culturas amazônicas.

Serviço:

ICTA na Virada Cultural Amazônia de Pé
Tema: Universidade, Cultura e Sustentabilidade na Amazônia
Data: 4 de setembro, sexta-feira
Horário: a partir das 18h
Local: Auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), Unidade Tapajós da Ufopa, bairro do Salé, Santarém
Programação: sessão de cinema e mesa-redonda “Ciências e Povos Tradicionais da Amazônia”

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

“Caneta” faz camundongas viverem mais e melhor, diz estudo

Previous article

Antônio Tavernard, Paulo Plínio Abreu, Mário Faustino e Max Martins no estande da APL

Next article

You may also like

Comments