Publicado em: 3 de julho de 2026
Em Assembleia Geral especificamente convocada para esse fim, a Academia Paraense de Jornalismo decidiu por sua refundação, aprovou novo estatuto, elegeu uma Comissão Provisória para dirigi-la e a Comissão Eleitoral que conduzirá o processo de eleição da nova diretoria da entidade. A sessão histórica foi na sede da Academia Paraense de Letras, em Belém, gentilmente cedida por seu presidente, literato Ivanildo Alves.
A reunião foi conduzida pelo decano da APJ, Walbert Monteiro, também presidente da Assembleia Geral, que esclareceu a necessidade da refundação da Academia para regularização de sua personalidade jurídica, explicando que a medida preserva a memória e a continuidade da Academia idealizada e fundada há 32 anos pelo saudoso jornalista Donato Cardoso.
O novo Estatuto, elaborado pelo acadêmico Célio Simões e enriquecido com emendas propostas e debatidas em plenária, teve os direitos autorais cedidos gratuitamente à APJ, gesto reconhecido com menção honrosa proposta pelo acadêmico Bernardino Santos. Igualmente foram alvos de menções honrosas as acadêmicas Roberta Vilanova e Graça Lobato Garcia, pelos relevantes trabalhos em prol da Academia, todas aprovadas à unanimidade.
A Comissão Provisória, composta por Walbert Monteiro (presidente), Edna Lima (secretária), Célio Simões, Franssinete Florenzano e Douglas Dinely; e a Comissão Eleitoral, integrada por Roberta Vilanova (presidente), Tânia Monteiro e Celso Lobo, foram constituídas por aclamação.
















Comments