0
 

Há receitas que cabem em uma folha de papel.

Outras não cabem em lugar nenhum.

Podemos anotar os ingredientes, pesar as medidas, registrar o tempo de preparo e explicar, cuidadosamente, cada etapa. Ainda assim, quando terminamos, alguma coisa pode faltar.

Porque existem pratos que não se fazem apenas seguindo uma receita.

Fazem-se olhando.

Cheirando.

Provando.

Errando.

Tentando outra vez.

E, principalmente, convivendo com quem um dia nos ensinou sem perceber que estava ensinando.

Sempre me encanto com aquilo que a cozinha consegue transmitir sem precisar dizer uma palavra.

Há pessoas que cozinham e parecem conversar com os ingredientes.

Não medem tudo. Sentem.

Não consultam o relógio a cada minuto. Observam.

Não precisam provar dez vezes para saber se está bom. Reconhecem o ponto pelo cheiro, pela cor, pela textura, pelo som que a panela faz.

A mão sabe.

O olhar sabe.

E, muitas vezes, o coração também.

Na minha trajetória, aprendi muito com livros, estudos, técnicas, ingredientes e receitas. Como gastróloga, sei da importância do conhecimento, da pesquisa, das medidas e dos processos. A gastronomia também é ciência, cultura, técnica e história.

Mas aprendi outra coisa.

Há uma parte da cozinha que se ensina. E há outra que se herda.

Essa outra parte não cabe inteira em um caderno.

Ela passa de geração em geração de maneira quase silenciosa.

Uma criança observa a mãe mexendo uma panela.

Uma neta repara no jeito da avó preparar a comida.

Um filho aprende, sem perceber, que cozinhar para alguém também é uma forma de dizer: eu pensei em você.

E, quando menos se espera, aquilo que parecia apenas uma rotina se transforma em memória.

Hoje, percebo que essa história continua em mim de outra maneira.

Porque agora sou eu quem está sendo observada.

Se perguntarem à minha filha, Manuzinha, qual é uma de suas maiores memórias afetivas à mesa, tenho quase certeza de que ela responderá sem pensar muito:

O estrogonofe da mamãe.

Não um estrogonofe.

O estrogonofe.

Aquele que, segundo ela, ninguém consegue fazer igual.

Talvez porque eu mesma nunca tenha sabido explicar exatamente a receita. Um pouco de um queijo, um pouco de outro, uma pitada daqui, um punhado dali. Vou colocando, provando, sentindo. E, no fim, sai aquele estrogonofe que, para ela, tem um sabor que nenhuma receita escrita conseguiu reproduzir.

Outro dia, ela me disse:

— Mãe, a senhora precisa escrever essa receita. Um dia eu vou querer fazer para os meus filhos.

E eu sorri.

Porque talvez ela esteja certa.

Mas também pensei que, quando esse dia chegar, nenhuma anotação será suficiente.

Ela vai precisar lembrar.

Do cheiro.

Do ponto.

Do jeito.

E talvez de mim, andando pela cozinha e colocando mais um pouquinho daquilo que nunca aprendi a medir.

Foi assim também com a mesa.

Nunca sentei Manuzinha diante de mim para ensiná-la a montar uma mesa bonita. Nunca peguei em sua mão para mostrar onde deveria colocar cada prato, cada bandeja, cada detalhe.

Ela simplesmente viu.

Observou.

Guardou.

E, um dia, no Dia das Mães, resolveu preparar uma mesa para mim.

Na véspera, separou as louças, organizou as bandejas por altura e deixou tudo preparado como quem faz um grande mise en place — não para uma receita, mas para um gesto de amor.

Ela tinha aprendido olhando.

E depois fez do jeito dela.

Talvez seja assim que a herança continue.

Não como uma cópia.

Mas como uma lembrança que ganha novas mãos.

A medida exata de uma receita, às vezes, é uma colher.

Outras vezes, é uma vida inteira.

É por isso que tantas receitas começam com uma frase que desafia qualquer livro de gastronomia:

— Coloque um pouquinho.

Um pouquinho de quê?

Quanto é um pouquinho?

Ninguém sabe.

Ou melhor: quem aprendeu, sabe.

Porque há conhecimentos que não foram medidos. Foram repetidos.

Não foram escritos. Foram vividos.

Penso na minha mãe e em tantas mulheres e homens que aprendi a observar na cozinha ao longo da vida. Penso nas mãos que parecem conhecer o caminho antes mesmo de começarem. Nas receitas feitas de memória. No tempero colocado sem colher. No ponto reconhecido apenas pelo olhar.

Minha mãe continua fazendo pratos que carregam muito mais do que ingredientes. Sua galinha caipira com farofa de cuscuz tem sabor, claro. Tem técnica. Tem história.

Mas tem também algo que eu poderia tentar explicar durante horas e ainda assim não conseguiria colocar no papel.

Porque há coisas que pertencem às mãos de quem cozinha.

E talvez seja por isso que algumas receitas sejam tão difíceis de reproduzir.

Podemos perguntar.

Podemos anotar.

Podemos pesar cada ingrediente.

Podemos seguir todos os passos.

Mas, quando servimos o prato, percebemos que falta alguma coisa.

Não sabemos exatamente o quê.

Às vezes, falta o cheiro daquela cozinha.

Às vezes, a panela.

Às vezes, o lugar.

Às vezes, a companhia.

E, muitas vezes, falta justamente quem nos ensinou a amar aquela comida.

A Amazônia sabe muito sobre esse tipo de conhecimento.

Nossa gastronomia é feita de ingredientes, sim, mas também de saberes. De gente que aprendeu observando o rio, a floresta, a feira, o tempo dos frutos e o comportamento do fogo.

São conhecimentos que passaram de mão em mão, de cozinha em cozinha, de geração em geração.

Antes de virarem registro, foram experiência.

Antes de serem receita, foram memória.

E talvez essa seja uma das maiores riquezas da nossa gastronomia: ela não vive apenas nos pratos.

Ela vive nas pessoas.

Hoje, quando penso nas receitas que realmente marcaram a minha vida, percebo que quase nenhuma delas me foi ensinada apenas com uma lista de ingredientes.

Elas vieram acompanhadas de histórias.

De vozes.

De cheiros.

De pessoas.

Vieram com a recomendação de esperar mais um pouco.

Com o conselho de não mexer demais.

Com a frase:

— Agora está no ponto.

E, principalmente, com alguém por perto.

Talvez seja por isso que cozinhar nunca tenha sido apenas cozinhar.

Cozinhar também é deixar pistas de quem somos.

É permitir que alguém, muitos anos depois, prove um sabor e se lembre de nós.

Um dia, talvez Manuzinha prepare o seu estrogonofe.

Talvez abra uma receita que eu tenha deixado escrita.

Talvez coloque exatamente os ingredientes que eu indiquei.

Mas tenho a impressão de que, em algum momento, ela vai olhar para a panela, provar o molho e acrescentar alguma coisa.

Um pouquinho.

Uma pitada.

Um ingrediente que a receita não mandava colocar.

E, nesse instante, talvez ela compreenda.

Que existem receitas que nunca estiveram inteiramente no papel.

Elas moram nas mãos.

No olhar.

Na memória.

Na convivência.

E naquele silêncio bonito de quem cozinha enquanto alguém aprende apenas observando.

No fim, as receitas mais importantes da nossa vida não são aquelas que aprendemos a ler.

São aquelas que aprendemos a viver.

Nalva Avertano-Rocha
Gastróloga, Bacharel em Direito, Especialista em Bolo de Rolo, criadora do Bolo de Rolo Amazônico, empreendedora à frente da Nalva Avertano-Rocha Gastronomia. Ministra cursos livres de gastronomia com foco na valorização da cultura amazônica. Natural de Altamira (PA), apaixonada por crônicas, poesia e pelos sabores da floresta. Corredora amadora em processo de superação e reinvenção.

O Modernismo brasileiro para além da Semana de 1922

Previous article

Walbert Monteiro lançou “Círio de Nazaré: meu olhar de fé” na Bienal de São Paulo

Next article

You may also like

Comments