0
 

Nesta quarta-feira, 2 de setembro, o templo da Catedral Anglicana de Santa Maria abrirá suas portas, pela primeira vez em seus 114 anos de história, para uma visita guiada.


A visita propõe uma viagem pela presença e pelo legado britânico na Amazônia, cuja história remonta ao início do século XIX, em um contexto marcado pela vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, e pela progressiva ampliação das relações comerciais e diplomáticas entre Portugal e a Grã-Bretanha. Em Belém, esse legado permanece visível na arquitetura, na infraestrutura urbana, na religiosidade e também na trajetória das famílias de origem inglesa e afro-caribenha que se estabeleceram na cidade e contribuíram para a formação de sua sociedade.


Entre os principais testemunhos dessa presença estão a Catedral Anglicana de Santa Maria, construída em 1912, e o Cemitério dos Ingleses, fundado em 1815, o segundo mais antigo do gênero no Brasil.


A consagração da igreja ocorreu em janeiro de 1913, realizada pelo bispo anglicano responsável pela América do Sul. À frente da comunidade encontrava-se o reverendo Arthur Miles Moss, que exerceu durante cerca de três décadas a função de capelão da comunidade britânica em Belém.


Na década de 1950, com a extinção da antiga capelania inglesa, a comunidade passou a integrar a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, iniciando também a celebração regular dos cultos em língua portuguesa. Poucos anos depois, os anglicanos criariam a Escola Kennedy, instituição que teve importante papel na difusão do ensino da língua inglesa entre gerações de paraenses.


Historicamente discreta e pouco aberta à visitação pública, a comunidade anglicana de Belém inicia agora um movimento de maior aproximação com a cidade. A abertura do templo para uma visita guiada representa, portanto, um marco importante para tornar mais conhecida a contribuição dos anglicanos e das comunidades britânicas e caribenhas para a história, a cultura e a formação social de Belém.


A programação desta quarta-feira terá início às 17h, com uma oração vespertina celebrada pela bispa Marinez Bassotto. Às 18h, começará a visita guiada ao templo e à sua história. Ao final, haverá a partilha de um bolo comemorativo, uma celebração simples e discreta, em sintonia com a maneira como a presença anglicana tem atravessado, silenciosamente, mais de dois séculos da história do Pará.

Acilon Cavalcante
Arquiteto e urbanista apaixonado por cidades, histórias e pessoas. Tem mestrado em Artes, mestrado em Arquitetura e é doutorando em Mídias Digitais pela Universidade do Porto. Premiado em projetos de planejamento urbano, já atuou com governos e ONGs no Brasil, Canadá e Portugal, sempre conectando urbanismo, design participativo e sustentabilidade. Gosta de transformar dados em ideias e ideias em cidades mais humanas.

Dia C de Capacitação sobre proteção às mulheres

Previous article

Óperas, balés e concertos do Teatro alla Scala de Milão gratuitamente via streaming

Next article

You may also like

More in Cidades

Comments