0
 
O Ministério Público do Estado do Pará empossou seis novos Procuradores de Justiça, em cerimônia presidida pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho. Tomaram posse Maria de Nazaré Abbade Pereira, Amélia Satomi Igarashi, Benedito Wilson Corrêa de Sá, Ivelise Pinheiro Pinto, Ociralva de Souza Farias Tabosa e Gilberto Valente Martins, que passam a atuar na segunda instância ministerial, perante o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Compuseram a mesa de autoridades o procurador de Justiça e corregedor-geral do MPPA, Antônio Eduardo Barleta; a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, representando o Poder Judiciário; o procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Stanley Botti Fernandes; o subdefensor público-geral, João Paulo Carneiro Gonçalves Lédo; e a presidente da Ampep, promotora de justiça Ana Maria Magalhães de Carvalho.

Maria de Nazaré Abbade Pereira e Ociralva de Souza Farias Tabosa são as primeiras integrantes da carreira promovidas ao cargo de Procuradora de Justiça pelo critério exclusivamente feminino, instituído para ampliar a participação das mulheres nos espaços de direção e representação institucional.

Em nome dos empossados, o procurador de Justiça Benedito Wilson Corrêa de Sá destacou a relevância da missão constitucional exercida pelo MPPA e o compromisso dos novos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça com a defesa da sociedade. “Ser reconhecido na própria terra, esta é uma honra geralmente negada aos profetas, e de cuja falta eles sempre se ressentem.”

A gestão do PGJ Alexandre Tourinho já fez 85 movimentações na carreira, sendo 57 remoções e 28 promoções.

A presidente da Ampep destacou que as recentes movimentações na carreira refletem a valorização institucional e o fortalecimento da atuação ministerial.

“Peço que jamais lhes falte a serenidade para decidir e que jamais lhes falte a consciência de que cada decisão institucional fortalece a confiança que a sociedade deposita no Ministério Público”, completou, dirigindo-se aos empossados.

Ociralva de Souza Farias Tabosa ingressou no MPPA em 1988. Atuou em diversas comarcas do Estado e, desde 2011, era titular da 5ª PJ de Execução Penal, Penas e Medidas Alternativas da Região Metropolitana de Belém.

Gilberto Valente Martins era titular da 1ª PJ Militar desde 1996 e exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça por dois mandatos consecutivos, entre 2017 e 2021. Também integrou o Conselho Nacional de Justiça, onde foi Ouvidor Nacional de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça Substituto.

Ivelise Pinheiro Pinto começou no MPPA em 1988, após atuar como defensora pública. Exerceu funções em 18 comarcas do interior e consolidou sua atuação nas PJs de Família da Capital, além de coordenar as Promotorias Cíveis de Belém.

Benedito Wilson Corrêa de Sá era titular da 1ª PJ de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural de Belém. Mestre em Direito, professor da Universidade Federal do Pará, integra o Conselho Estadual de Meio Ambiente e é membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Letras Jurídicas.

Maria de Nazaré Abbade Pereira iniciou no MPPA em 1990 e atuou em diversas comarcas do interior antes de assumir a titularidade da 7ª PJ de Família de Belém. Sua trajetória é marcada pelo desenvolvimento de projetos institucionais voltados à promoção da cidadania e da garantia de direitos, entre eles o projeto Defesa da Filiação nas Escolas Públicas, reconhecido nacionalmente.

Amélia Satomi Igarashi integra o MPPA desde 1988 e exerceu funções em diferentes áreas de atuação na Capital, incluindo Família, Registros Públicos, Acidente de Trabalho e Turmas Recursais. Ultimamente estava convocada para atuar junto à 6ª Procuradoria de Justiça Criminal.

Fotos: Alexandre Pacheco e Vanessa Farias (MPPA) e Ricardo Lima (TJPA)

Sesi lança edital para seleção de espetáculos de música, teatro e dança

Previous article

Programa que atende indígenas impactados por Tucuruí pode parar

Next article

You may also like

More in Notícias

Comments