0
 

Na praça do Porto Futuro I, em Belém do Pará, há um deck de madeira na beira do lago que há meses está todo podre, com enorme perigo para as muitas pessoas que frequentam o lugar, especialmente idosos e crianças. Bicicletas e brinquedos ficam destruídos, pessoas torcem o tornozelo, quebram unhas, caem. Em vez de trocar o madeirame ou substituí-lo por material mais resistente ao sol e à chuva, colocaram cones em cima de buracos para alertar as pessoas.


Daqui a poucos dias serão instaladas no local as estruturas da feira de artesanato de Miriti e de eventos alusivos ao Círio, e a praça fica sempre lotada de gente, principalmente na noite da Trasladação. O risco de que esse madeirame não aguente o peso, ceda, pessoas caiam e fiquem gravemente feridas é real e imediato, e o poder público tem o dever de agir.


Cuidar das pessoas é evitar que se machuquem, fiquem sequeladas, amputadas, morram.


A gestão precisa fazer manutenção permanente dos espaços públicos, não pode deixar que os equipamentos apodreçam, mato e lixo proliferem e quando estiver tudo ruindo, à força de denúncias, refazer para reinaugurar as obras. A chuva é previsível, acontece todo ano, no mesmo período, nos mesmos lugares. O problema é obra sem projeto adequado, sem fiscalização real e sem responsabilização quando apresenta problemas antes do prazo de garantia.


Manutenção preventiva custa cinco vezes menos que reconstrução. Todo engenheiro sabe. Poucos gestores praticam.


Turismo, saúde e educação, pilares do desenvolvimento do estado, passam pelos atrativos que cada município tem a oferecer.


Quem vê? Quem toma providências?

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Audiência pública na Alepa sobre metas fiscais do governo do Pará

Previous article

TRE começou a distribuir as urnas eletrônicas no Pará

Next article

You may also like

Comments