Publicado em: 20 de setembro de 2026
A greve dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal, iniciada em 10 de setembro, não pode ser vista apenas pelo incômodo que eventualmente provoca a quem necessita dos serviços bancários. É preciso compreender o que está por trás dessa mobilização e, sobretudo, lembrar que a greve é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal. O artigo 9º garante aos trabalhadores o direito de decidir quando exercer a greve e quais interesses profissionais pretendem defender. A Lei nº 7.783/1989, por sua vez, define a greve como a suspensão coletiva, temporária e pacífica da prestação de serviços.
No caso dos empregados da Caixa, a paralisação não surgiu de forma repentina. Ela ocorre em meio a uma negociação coletiva marcada por divergências importantes. Um dos principais impasses está justamente no Saúde Caixa, patrimônio construído ao longo dos anos pelos trabalhadores e elemento essencial de sua proteção social. A categoria reivindica, entre outros pontos, o restabelecimento da proporção de custeio de 70% pela Caixa e 30% pelos empregados. Depois da rejeição de propostas anteriores, o banco apresentou nova proposta no dia 17 de setembro, que elevou para 9% da folha, a partir de 2027, o teto de sua participação no custeio do plano. A decisão sobre a continuidade ou não da paralisação está prevista para assembleias no dia 21.
É importante registrar, portanto, que houve negociação e também movimentação das propostas durante a greve. Isso demonstra algo inerente aos conflitos coletivos de trabalho: a mobilização é um instrumento de pressão destinado justamente a alterar uma situação que os trabalhadores consideram insatisfatória. Não se trata de transformar a população em adversária, mas de criar condições concretas para que a negociação avance.
E aqui precisamos enfrentar uma questão que muitas vezes é tratada de maneira equivocada: uma greve que não produz qualquer impacto dificilmente exerce pressão negocial. A paralisação existe exatamente porque a continuidade normal das atividades retiraria dos trabalhadores uma de suas principais ferramentas de negociação coletiva. O prejuízo econômico ou operacional decorrente de uma greve legítima não é, por si só, uma anomalia; é consequência possível do exercício de um direito que pressupõe a suspensão do trabalho. Isso não significa ignorar os limites legais, especialmente a proteção das necessidades inadiáveis da comunidade, prevista na própria Lei de Greve.
É natural que a população se incomode quando encontra uma agência fechada, um financiamento demora ou determinada operação não pode ser concluída no tempo esperado. Todavia, é bom que se diga que benefícios como o Bolsa Família continuam sendo pagos e diversos serviços permanecem disponíveis pelos canais digitais, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes.
A sociedade merece informação e transparência. O desconforto causado por uma greve não deve ser automaticamente transformado em hostilidade contra quem está exercendo um direito constitucional. É necessário olhar também para as razões que levaram milhares de trabalhadores a interromper suas atividades e perguntar por que, depois de sucessivas negociações, o conflito chegou a esse ponto.
A Caixa Econômica Federal não é uma instituição qualquer. É um banco público com enorme importância social para o país, responsável pela execução de políticas públicas e presente na vida de milhões de brasileiros. Justamente por isso, valorizar seus trabalhadores, preservar condições dignas de trabalho e buscar uma solução negociada para o conflito interessa não apenas aos bancários, mas à própria sociedade.
A greve causa transtornos. E ninguém deve romantizá-los. Mas também não podemos exigir que uma greve seja tão silenciosa e tão inofensiva que deixe de cumprir a função para a qual existe. Se não houver qualquer consequência para quem detém o poder de decidir, a capacidade de pressão dos trabalhadores desaparece e o direito constitucional corre o risco de existir apenas no papel.
Neste momento, mais do que colocar população e bancários em lados opostos, precisamos cobrar diálogo e negociação efetiva. Aos usuários da Caixa, cabe compreender que o trabalhador que está em greve não é seu inimigo. E à direção do banco cabe reconhecer que conflitos coletivos não se resolvem pelo desgaste indefinido da mobilização, mas pela construção de propostas capazes de aproximar as partes.
Defender o direito de greve é defender a possibilidade de trabalhadores e trabalhadoras dizerem “não” quando entendem que seus direitos e suas condições de trabalho estão ameaçados. E uma democracia que reconhece esse direito precisa também compreender que toda greve, para ter força de negociação, precisa ser capaz de produzir impacto.










Comments