0
 

A greve dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal, iniciada em 10 de setembro, não pode ser vista apenas pelo incômodo que eventualmente provoca a quem necessita dos serviços bancários. É preciso compreender o que está por trás dessa mobilização e, sobretudo, lembrar que a greve é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal. O artigo 9º garante aos trabalhadores o direito de decidir quando exercer a greve e quais interesses profissionais pretendem defender. A Lei nº 7.783/1989, por sua vez, define a greve como a suspensão coletiva, temporária e pacífica da prestação de serviços.

No caso dos empregados da Caixa, a paralisação não surgiu de forma repentina. Ela ocorre em meio a uma negociação coletiva marcada por divergências importantes. Um dos principais impasses está justamente no Saúde Caixa, patrimônio construído ao longo dos anos pelos trabalhadores e elemento essencial de sua proteção social. A categoria reivindica, entre outros pontos, o restabelecimento da proporção de custeio de 70% pela Caixa e 30% pelos empregados. Depois da rejeição de propostas anteriores, o banco apresentou nova proposta no dia 17 de setembro, que elevou para 9% da folha, a partir de 2027, o teto de sua participação no custeio do plano. A decisão sobre a continuidade ou não da paralisação está prevista para assembleias no dia 21.

É importante registrar, portanto, que houve negociação e também movimentação das propostas durante a greve. Isso demonstra algo inerente aos conflitos coletivos de trabalho: a mobilização é um instrumento de pressão destinado justamente a alterar uma situação que os trabalhadores consideram insatisfatória. Não se trata de transformar a população em adversária, mas de criar condições concretas para que a negociação avance.

E aqui precisamos enfrentar uma questão que muitas vezes é tratada de maneira equivocada: uma greve que não produz qualquer impacto dificilmente exerce pressão negocial. A paralisação existe exatamente porque a continuidade normal das atividades retiraria dos trabalhadores uma de suas principais ferramentas de negociação coletiva. O prejuízo econômico ou operacional decorrente de uma greve legítima não é, por si só, uma anomalia; é consequência possível do exercício de um direito que pressupõe a suspensão do trabalho. Isso não significa ignorar os limites legais, especialmente a proteção das necessidades inadiáveis da comunidade, prevista na própria Lei de Greve.

É natural que a população se incomode quando encontra uma agência fechada, um financiamento demora ou determinada operação não pode ser concluída no tempo esperado. Todavia, é bom que se diga que benefícios como o Bolsa Família continuam sendo pagos e diversos serviços permanecem disponíveis pelos canais digitais, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes.

A sociedade merece informação e transparência. O desconforto causado por uma greve não deve ser automaticamente transformado em hostilidade contra quem está exercendo um direito constitucional. É necessário olhar também para as razões que levaram milhares de trabalhadores a interromper suas atividades e perguntar por que, depois de sucessivas negociações, o conflito chegou a esse ponto.

A Caixa Econômica Federal não é uma instituição qualquer. É um banco público com enorme importância social para o país, responsável pela execução de políticas públicas e presente na vida de milhões de brasileiros. Justamente por isso, valorizar seus trabalhadores, preservar condições dignas de trabalho e buscar uma solução negociada para o conflito interessa não apenas aos bancários, mas à própria sociedade.

A greve causa transtornos. E ninguém deve romantizá-los. Mas também não podemos exigir que uma greve seja tão silenciosa e tão inofensiva que deixe de cumprir a função para a qual existe. Se não houver qualquer consequência para quem detém o poder de decidir, a capacidade de pressão dos trabalhadores desaparece e o direito constitucional corre o risco de existir apenas no papel.

Neste momento, mais do que colocar população e bancários em lados opostos, precisamos cobrar diálogo e negociação efetiva. Aos usuários da Caixa, cabe compreender que o trabalhador que está em greve não é seu inimigo. E à direção do banco cabe reconhecer que conflitos coletivos não se resolvem pelo desgaste indefinido da mobilização, mas pela construção de propostas capazes de aproximar as partes.

Defender o direito de greve é defender a possibilidade de trabalhadores e trabalhadoras dizerem “não” quando entendem que seus direitos e suas condições de trabalho estão ameaçados. E uma democracia que reconhece esse direito precisa também compreender que toda greve, para ter força de negociação, precisa ser capaz de produzir impacto.

Mary Cohen
Advogada trabalhista, advogada do Sindicato dos Bancários e Bancárias do Pará, integrante da Rede Lado e conselheira federal da OAB.

    O século XXI será o século da filosofia? O estoicismo viralizou

    Previous article

    Justiça dá 90 dias para regularizar território ribeirinho na Rodovia Liberdade

    Next article

    You may also like

    More in Direito

    Comments