Publicado em: 3 de setembro de 2026
A Federação das Indústrias do Estado do Pará está estruturando, via Redes Fiepa, a plataforma Balcão de Resíduos, voltada à conexão entre empresas que produzem resíduos e as que podem ter interesse em utilizá-los. A iniciativa facilitará e ampliará as possibilidades de reaproveitamento de materiais que, atualmente, têm destinação dificultada pela falta de alternativas ou pelo custo logístico. A criação de um selo de circularidade, em parceria com o poder público, que poderia reconhecer iniciativas voltadas ao reaproveitamento e à destinação mais sustentável de materiais, está sendo estudada. A proposta está inserida em uma agenda mais ampla da Jornada Indústria +Sustentável, que promove conexões entre empresas e estimula soluções para uma atuação industrial mais sustentável na região.
O funcionamento é simples: a indústria anunciará na plataforma o resíduo disponível, permitindo que outras empresas do Pará consultem as informações e manifestem interesse. Assim, de quebra estimulará novas conexões dentro do próprio setor produtivo.
“A ideia é a gente criar um marketplace de resíduos, seja ele para doar, seja ele para vender. O resíduo tem uma variabilidade muito baixa. De fato, quando a gente fala de resíduos, temos que procurar o melhor custo-benefício para que não tenha problema logístico, porque a gente sabe que, na maioria das vezes, o custo logístico acaba inviabilizando o tratamento desse resíduo”, comenta Fábio Xerfan, gerente executivo da Redes Fiepa.
Com a identificação dos principais desafios e a participação de diferentes setores, a próxima etapa da Jornada será avançar na construção da plataforma e no desenvolvimento de soluções conjuntas. A expectativa é que a iniciativa amplie as possibilidades de reaproveitamento de resíduos, facilite novas parcerias entre empresas e contribua para reduzir entraves ambientais e econômicos relacionados à destinação dos materiais gerados pela indústria paraense.
Empresas dos setores de alumínio e energias renováveis, infraestrutura e saneamento básico, alimentos e bebidas, logística de combustíveis, siderurgia e papel e celulose estão unidas nesse objetivo. Apesar das particularidades de cada atividade, têm em comum o desafio de encontrar soluções para o escoamento e a destinação dos resíduos gerados pelos processos produtivos, atendendo, ao mesmo tempo, aos requisitos ambientais e legais.
“Essa plataforma faz o match entre quem tem resíduo e não consegue dar uma destinação e quem tem interesse em obter esse material. E a gente percebeu que muitas indústrias não conseguem dar uma destinação adequada”, explica Deryck Martins, coordenador de Projetos Especiais de Sustentabilidade e Mudanças do Clima da Fiepa.










Comments