0
 


A Espanha confirmou nesta quinta-feira (2) que volta a ser candidata real ao título mundial. No SoFi Stadium, em Los Angeles, a Fúria derrotou a Áustria por 3 a 0 e encerrou um jejum que durava desde a campanha vitoriosa de 2010: pela primeira vez em 16 anos, os espanhóis venceram uma partida de mata-mata em Copa do Mundo. O resultado foi construído com autoridade e amplo domínio territorial, sem oferecer qualquer oportunidade real aos austríacos.

Os gols foram marcados por Mikel Oyarzabal, duas vezes – e que está na briga pela artilharia da Copa –, e Pedro Porro, mas o grande destaque voltou a ser Lamine Yamal. O jovem astro do Barcelona desequilibrou pelo lado direito, infernizou a defesa adversária e confirmou sua condição de principal nome da nova geração espanhola. 

Se a classificação espanhola foi tranquila, Portugal e Croácia protagonizaram um dos jogos mais emocionantes desta Copa do Mundo. No BMO Field, em Toronto, os croatas saíram na frente com Ivan Perisic, mas viram os portugueses reagirem em uma partida marcada pelos longos acréscimos, pela intervenção da tecnologia e pela tensão até o último segundo. Um gol croata, marcado por Gvardiol, chegou a ser invalidado nos instantes finais após revisão polêmica, aumentando ainda mais o drama vivido pelas duas seleções.

No segundo tempo, Cristiano Ronaldo empatou para Portugal com seu primeiro gol em partidas eliminatórias de Copa do Mundo, antes de Gonçalo Ramos marcar, já aos 47 minutos do segundo tempo, o gol da classificação lusitana por 2 a 1. Do outro lado, a eliminação pode representar a despedida de Luka Modrić dos Mundiais. Aos 40 anos, o maestro croata deixou o gramado sob aplausos e com a sensação de dever cumprido após liderar uma das gerações mais brilhantes da história do futebol de seu país.

Na última partida do dia, a Suíça confirmou o favoritismo e derrotou a Argélia por 2 a 0 no BC Place Stadium, em Vancouver, garantindo vaga nas oitavas de final sem maiores sustos. Embolo abriu o placar ainda no início do primeiro tempo após grande jogada individual de Johan Manzambi, enquanto Dan Ndoye definiu a classificação logo no começo da etapa final.

Mais uma vez, Manzambi foi o nome do jogo. Agora, os suíços aguardam o vencedor do confronto entre Colômbia e Gana, enquanto o chaveamento reserva um duelo que promete parar o futebol europeu: Portugal e Espanha estarão frente a frente em mais um capítulo do clássico ibérico.

Entre despedidas e nascimentos, o Mundial segue renovando seus personagens sem perder a capacidade de produzir histórias memoráveis. O clássico ibérico entre Portugal e Espanha colocará frente a frente o possível último capítulo da era Cristiano Ronaldo e a ascensão da geração que tem em Yamal seu principal símbolo. 

Estamos todos ansiosos pelas próximas histórias dessa edição da Copa do Mundo.

Imagem em destaque: Caricatura gerada por IA de Zlatko Dalić e Luka Modrić.



* O conteúdo do artigo reflete a opinião pessoal da/o colunista

Rodolfo Marques
Rodolfo Marques é professor universitário, jornalista e cientista político. Desde 2015, atua também como comentarista esportivo. É grande apreciador de futebol, tênis, vôlei, basquete e F-1.

Rede Marajó Sustentável reúne produtores para fortalecer economia da sociobiodiversidade em Portel

Previous article

Cejusc Saúde do TJPA ganhou prêmios Diamante e Ouro por excelência

Next article

You may also like

Comments