A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Comitê da ONU reúne em Belém

Representantes de 19 países estarão em Belém, nesta segunda-feira (3) e terça-feira (4), na assembleia geral do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), que integra as políticas de planejamento da ONU. Durante o evento será feita a análise, votação e aprovação do relatório do Coplad – documento a ser exposto no 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, marcado para o período de 12 a 19 de abril de 2015, em Doha, Qatar. O governador Simão Jatene e o ministro da Suprema Corte de Justiça da Argentina, Eugenio Raúl Zaffaroni, participam da abertura oficial, às 10h da segunda-feira, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia

O professor Edmundo Oliveira, Ph.D. em Direito Penal e Criminologia, consultor da ONU e coordenador geral do comitê, entende que a partir desse encontro a Amazônia abre as portas para políticas efetivas de prevenção e aumenta as chances para a criação de um núcleo do Coplad permanente na região, com pautas de acordo com suas especificidades. Criado em 2014 para atuar como um Programa do Instituto Latino-Americano da ONU para Prevenção do Crime e Tratamento do Deliquente (Ilanud), com sede em San José, na Costa Rica, o Coplad é responsável por mapear o impacto das organizações criminosas na família e na comunidade. Além disso, avalia os indicadores de confiança da população em relação à dinâmica da polícia e o funcionamento da Justiça Criminal. 

O vice-presidente do Coplad, consultor da ONU Eduardo Vetere, que atua no Centro Internacional de Prevenção do Crime; Elias Carranza, chanceler do Coplad e diretor-geral do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (Ilanud), e o embaixador do Qatar no Brasil, Mohamed Al Hayki, são convidados especiais. A socióloga Izabela Jatene é integrante do comitê permanente da Coplad.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *