Publicado em: 16 de julho de 2026
A Academia Maçônica de Letras do Estado do Pará (AMALEP) anunciou, nesta segunda-feira, 13 de julho, pelas redes sociais, os vencedores, menções honrosas e selecionados do seu Edital “Primeira Antologia de Literatura Maçônica do Estado do Pará – 2026”.
O objetivo do certame foi o de selecionar, no primeiro semestre de 2026, textos de natureza maçônica como Peças de Arquitetura, Estudos, Crônicas (narrativa pessoal breve), Artigos, Contos, Poemas, dentre obras literárias de caráter ficcional, em prosa ou em verso, em língua portuguesa, de autores maçons, brasileiros ou estrangeiros, residentes no estado do Pará.
Os textos selecionados vão compor a antologia “Luzes do Grão-Pará” representativa da produção literária maçônica de todo o Estado prevista para ser lançada em agosto de 2026 por ocasião de aniversário de 11 anos da “jovem e aguerrida Academia”, no dizer do seu presidente, o Mestre Maçom Benilton Lobato Cruz.
O presidente destacou o execelente trabalho da Comissão Edital Prêmio AMALEP 2026 formada pelos diletos acadêmicos Lisbino do Carmo, Frank Serruya, Marcio Cavalcante e Ubirajara Lima (suplente). A Comissão, após análise criteriosa, anunciou os seguintes textos como vencedores e menções honrosas do Edital Prêmio AMALEP “Primeira Antologia de Literatura Maçônica do Estado do Pará” – 2026:
Primeiro lugar: “Dubito, Ergo Cogito: Duvido logo penso – Meditações Maçônicas na Incessante Busca pela Verdade” (Karan Roberto da Motta Valente);
Segundo Lugar: A Música como Revelação: Entre o Símbolo, o Cosmos e a Experiência Interior (Sergio Henrique Monte Santo Andrade)
Terceiro Lugar: Entre o Compasso e a Lei: Maçonaria, Direito, e a Permanência da Abolição como Imperativo Ético (Terence Cunha de Lucena, Belém-PA).
MENÇÕES HONROSAS
01. A Implantação da Maçonaria no Grão-Pará no Contexto do Século XIX e a Cabanagem como Marco de Ruptura e revitalização – Marco Histórico (Júlio Cezar Merij Mário).
02. A Arquitetura do Invisível: A Corda de 81 Nós como Blindagem Espiritual e Física (Heryvelton Lima de Freitas).
03. Mística e Espiritualidade Maçônica: a Jornada da Luz Interior e os Ecos das Tradições Iniciáticas (Edilson Araujo dos Santos);
04. A Luz do Irmão (Marcio Ferreira Soares)
05. Comunismo e Maçonaria (Luiz Olavo Jorge de Campos).
A Comissão Edital Prêmio AMALEP 2026 torna público os autores selecionados à Primeira Antologia de Literatura Maçônica do Estado do Pará:
AUTORES SELECIONADOS
ANTONIO DOS SANTOS BEZERRA
ANTONIO SERRÃO GONÇALVES
AURISTELES DE SOUSA SILVA
BRUNO MALHEIROS DA FONSECA
EDILSON DOS SANTOS ARAÚJO
EDSON JOSÉ FRANCO VERAS
EDUARDO BITENCOURT DIAS
EDWIN RENAULT SOEIRO
ERICK SOUZA MACHADO
HERYVELTON LIMA DE FREITAS
JÚLIO CEZAR MERIJ MÁRIO
KARAN ROBERTO DA MOTTA VALENTE
LUIZ OLAVO JORGE DE CAMPOS
MANOEL CRISTINO DO RÊGO
MANOEL MARTINS FRANCO
MARCELO BRITO DOS SANTOS
MARCIO FERREIRA SOARES
NAITON ANDRÉ REIS PEREIRA JUNIOR
PEDRO PAULO BUCHALLE SILVA
RODRIGO BANDEIRA COSTA
SERGIO HENRIQUE MONTE SANTO ANDRADE
TERENCE CUNHA DE LUCENA
VESPASIANO DE SOUSA FILHO
TEXTOS SELECIONADOS
ARTIGOS
Respeito e Tolerância na Maçonaria: uma análise Filosófica na Busca de uma Verdadeira Harmonia (Auristeles de Sousa Filho);
Mística e Espiritualidade Maçônica: a Jornada da Luz Interior e os Ecos das Tradições Iniciáticas (Edilson Araujo dos Santos);
A Construção do Ser: Heidegger, Dasein e a Pessoa Arquitetônica (Bruno Malheiros da Fonseca);
A Alavanca da Razão: Filosofia e Simbolismo das Ferramentas do Grau de Companheiro (Erick Souza Machado);
Dubito, Ergo Cogito: Duvido logo penso – Meditações Maçônicas na Incessante Busca pela Verdade (Karan Roberto da Motta Valente);
A Implantação da Maçonaria no Grão-Pará no Contexto do Século XIX e a Cabanagem como Marco de Ruptura e revitalização – Marco Histórico (Júlio Cezar Merij Mário).
A Arquitetura do Invisível: A Corda de 81 Nós como Blindagem Espiritual e Física (Heryvelton Lima de Freitas).
A Música como Revelação: Entre o Símbolo, o Cosmos e a Experiência Interior (Sergio Henrique Monte Santo Andrade)
Entre o Compasso e a Lei: Maçonaria, Direito, e a Permanência da Abolição como Imperativo Ético (Terence Cunha de Lucena, Belém-PA).
CONTO
À Sombra da Acácia (Manoel Cristino do Rêgo)
CRÔNICA
A Maçonaria na Minha Vida (Naiton André Reis Pereira Junior)
POEMAS
A Luz do Irmão (Marcio Ferreira Soares)
A iniciação (Rodrigo Bandeira)
Irmãos Solidários (Manoel Martins Franco)
PRANCHAS DE ARQUITETURA/ESTUDOS
A Origem do Ritual de Iniciação (Antonio do Santos Bezerra)
Loja Maçônica Firmeza e Humanidade nº 1: Um Legado de Honra e Tradição (Antonio Serrão Gonçalves)
A Liderança e a Maçonaria Universal (Edson José Franco Veras)
Maçom Bolachinha (Eduardo Bitencourt)
Breve perspectiva de um recém-iniciado (Edwin Renault Soeiro)
Comunismo e Maçonaria (Luiz Olavo Jorge de Campos)
A Implantação e Consolidação do Rito de York na Grande Loja Maçônica do Estado do Pará: A Trajetória da Loja Grão Pará nº 85 e seu Legado para a Maçonaria Paraense (Vespasiano de Sousa Filho).
SESSÃO MAGNA
A AMALEP destaca que haverá a Sessão Magna de Aniversário de 11 anos da AMALEP, em 24 de agosto de 2026, às 19 horas, no Salão da GLEPA, Travessa do Chaco, 2086, Belém-PA, ocasião na qual teremos a premiação e a entrega de diplomas aos vencedores, a entrega dos diplomas das menções honrosas, assim como a publicação impressa da I Antologia da Literatura Maçônica do Estado do Pará – AMALEP – 2026.
ESTÍMULO ÀS LETRAS MAÇÔNICAS
O presidente da AMALEP destaca ainda que é louvável estimular a produção acadêmica maçônica no Estado do Pará através da premiação em dinheiro e a entrega de diplomas para este momento histórico para as letras da Maçonaria paraense.
“Agosto é o nosso mês maçônico por excelência”, afinal temos duas grandes datas a lembrar: foi em 20 de agosto de 2015 – no Dia do Maçom – que a AMALEP foi fundada.
Esta jovem Academia celebrará 11 anos com livros: é a sua terceira antologia, destacando, desta vez, a produção literária maçônica do vasto estado do Pará.














Comments