Publicado em: 22 de maio de 2025
Em Abaetetuba, agentes do Detran-PA estão cometendo abuso de autoridade e usando viaturas para perseguir condutores de moto. Hoje mais vez cometerem atrocidade que resultou em uma vítima com ferimentos graves. Um dos agentes, em atitude igualzinha à praticada em Belém contra uma senhora, fechou e em seguida deu marcha ré, batendo uma moto e causando a colisão dela com outra que trafegava logo atrás, com o que quebrou o fêmur, o nariz e a clavícula do motociclista. A população, revoltada, só não incendiou a viatura porque a ocorrência foi ao lado do quartel da Polícia Militar.
Conhecida há décadas como a Cidade dos Ciclistas, Abaeté atualmente foi tomada pelas motos, como a maioria das cidades brasileiras. E os agentes locais do Detran se acham no direito de cometer crimes a pretexto de cobrar itens como uso de capacete, por exemplo. Fazem abordagens truculentas nas barreiras e protagonizam perseguições cinematográficas pelas ruas da cidades, colocando em risco as vidas das pessoas.
A diretora-geral do Detran, o governador Helder Barbalho e o Ministério Público precisam tomar providências urgentes, com identificação e punição exemplar dos responsáveis.
Comentários