A Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes promovem a 40ª Edição do Festival de Música Brasileira, de 16 a 21 de setembro, na sede da FCG e na Igreja de Santo Alexandre, em Belém do Pará. A programação homenageia o patrono da instituição, Antônio Carlos Gomes, com a participação do músico convidado, Hercules Gomes. Em homenagem à trajetória de Carlos Gomes, haverá palestra do professor doutor Jonas Arraes, autor do livro “Tão Longe e Tão Distante – A presença de Carlos Gomes na Belle Époque de Belém do Pará” na manhã desta segunda-feira (16), às 10h, na Sala Ettore Bosio. O pesquisador, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, vai contar fatos históricos importantes da trajetória do maestro, o primeiro diretor do Conservatório de Belas Artes, que após a sua morte passou a ser chamado de Conservatório Carlos Gomes.
Durante o evento, o público poderá conferir o talento musical dos alunos dos polos do projeto Música e Cidadania, que há 25 anos proporciona ensino musical de qualidade para transformar a vida de crianças, jovens e adultos de áreas periféricas da Região Metropolitana de Belém, garantindo a inclusão social e oportunidade de aprimoramento musical.
Ao longo da programação, os polos Emaus, Cristo Redentor, Lar de Maria e Associação Filantrópica Icuí Solidário – AFIS realizarão apresentações para celebrar a qualidade e diversidade musical brasileira.
O festejado pianista Hercules Gomes, uma das grandes referências do Choro no cenário nacional, ministrará masterclass voltada para o gênero genuinamente brasileiro. O músico se apresentará em recital exclusivo, na sexta (20), às 18h, na Sala Ettore Bósio.
Com entrada gratuita, o festival terá recitais com a participação de alunos, professores e projetos de pesquisa e extensão que mostrarão o repertório elaborado exclusivamente para o evento, refletindo a qualidade musical das obras brasileiras. O encerramento será no sábado (21), às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, com a apresentação da Banda Sinfônica Carlos Gomes e dos corais das turmas de canto coral do Instituto.
Comentários