0
 

Praticamente todo mundo que viveu as eleições de 2018 sofreu alguma ruptura familiar e/ou afetiva por causa de discordâncias políticas. Portanto, não impressiona o dado de que quase metade do país, hoje, prefere calar sobre política dentro de casa. Em levantamento divulgado nesta semana, 47% das eleitoras e eleitores brasileiros afirmam já ter deixado de comentar sobre política ou de declarar o voto para evitar conflito familiar.

Entretanto, “curiosamente”, 22% dos homens consideram aceitável tentar convencer insistentemente sua companheira a mudar o voto, o que representa mais que o dobro do índice registrado entre as mulheres, que é de 10%.

Os números são da pesquisa Misoginia no voto, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights para a plataforma Red é de Sangue, com 1.449 eleitoras e eleitores ouvidas em painel digital entre 1º e 4 de setembro de 2026, margem de erro de 2,5%. A amostra se divide em 49% de respondentes do gênero masculino, 49% do feminino e 2% de outros gêneros. O estudo tem apoio do HeForShe, movimento global da ONU Mulheres, do Sindilegis e do Grupo MEMOH.

A pesquisa foi divulgada a menos de dois meses das eleições de outubro, num ciclo em que as mulheres são 52,8% do eleitorado, 83,9 milhões de um total de 158,7 milhões de pessoas aptas a votar, e respondem por 34,8% das candidaturas registradas, 7.134 de 20.496, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Na disputa presidencial, são apenas duas mulheres entre 13 candidaturas.

Diante da pergunta sobre insistir para que a pessoa parceira mude o voto, 43% dos homens respondem que a conduta é inaceitável. Outros 35% dizem que depende, e 22% acham aceitável. Entre as mulheres, 59% classificam a insistência como inaceitável, 31% respondem que depende e 10% consideram aceitável.

Quando a pergunta muda de convencer para impedir, 80% da população considera que é inaceitável tentar proibir a pessoa parceira de votar em determinada candidatura, com 79% entre os homens e 80% entre as mulheres.

Quando o pedido chega, a resposta majoritária é ouvir sem obedecer. Consideram a opinião da pessoa parceira mas decidiriam sozinhas 63% das eleitoras e eleitores. Outras 17% respondem que não mudariam o voto de jeito nenhum, sendo 21% entre as mulheres e 14% entre os homens. E 3% escolheriam a saída silenciosa, mentindo sobre em quem votaram para evitar briga, com 5% entre os homens e 1% entre as mulheres.

67% das pessoas ouvidas dizem já ter votado em candidatura diferente da que a pessoa parceira queria.

Perguntadas se cônjuges devem sempre votar na mesma candidatura, 73% respondem que não. Sobra, porém, mais de um quarto de ambiguidade. Outros 9% acham que sim e 18% dizem que depende. Entre as mulheres, a ambiguidade é maior, com 24% respondendo que depende, contra 12% dos homens.

Sobre quem deveria ter mais peso na decisão de voto dentro de um casal, 79% apontam a própria pessoa e 20% defendem decisão conjunta. Nenhuma pessoa ouvida respondeu que o peso maior caberia à pessoa parceira. Em outra pergunta, 15% concordam que o casal deve decidir junto e votar igual, com 19% entre os homens e 12% entre as mulheres.

A autonomia é afirmada com folga quando enunciada como princípio. Concordam totalmente que o voto de uma mulher pertence só a ela, independentemente da opinião do parceiro ou da família, 83% da população, sendo 87% das mulheres e 78% dos homens. Ainda assim, 13% dos homens discordam total ou parcialmente da frase.

O discurso que sustenta a pressão circula há tempo suficiente para ter virado lugar-comum. Dois terços da população, 67%, já ouviram alguém dizer que uma mulher “não sabe votar” ou “vota com o coração”.

Diante da afirmação de que mulheres são mais emocionais e que isso pode atrapalhar suas decisões políticas, 25% dos homens concordam total ou parcialmente, sendo 24% de concordância parcial e 1% de concordância total. Entre as mulheres, a adesão é de 12%. No total, 19% da população concorda, e 64% discordam totalmente.

Quando a afirmação inverte o polo e sustenta que homens são mais centrados e votam melhor do que mulheres, 20% dos homens concordam parcialmente, contra 8% das mulheres. Ninguém concorda totalmente.

Já na pergunta sobre quem pesquisa mais antes de votar, 54% respondem que ambos igualmente. As respostas seguintes se dividem por gênero de forma expressiva, com 37% das mulheres apontando as mulheres, contra 7% dos homens que fazem a mesma escolha.

Entre os homens ouvidos, 98% afirmam que homens e mulheres têm a mesma capacidade de avaliar candidaturas e propostas políticas, e nenhum respondente marcou a opção de que homens seriam mais capazes. A camada seguinte da pesquisa desmonta a primeira resposta.

Perguntadas se uma mulher que expressa opinião política forte é mais chamada de “histérica”, “emocional” ou “desequilibrada” do que um homem na mesma situação, 70% das mulheres respondem que sim. Entre os homens, 28% reconhecem o duplo padrão, 42% negam que ele exista e 30% dizem não saber.

O desencontro se repete na percepção do tratamento cotidiano. Enquanto 72% das mulheres afirmam que homens e mulheres não são tratados da mesma forma quando expressam opiniões políticas diferentes, entre os homens o índice cai para 44%.

E quando o assunto é a exposição ao conteúdo misógino, 62% das mulheres disseram que já viram nas redes sociais publicações afirmando que mulheres não deveriam votar ou que são facilmente manipuláveis. Entre os homens, 33% relatam ter visto algo parecido.

O mesmo vale para o reconhecimento do fenômeno como fenômeno. Acreditam que existe hoje um movimento que tenta desestimular ou deslegitimar o voto das mulheres 59% das mulheres e 35% dos homens. Entre eles, 44% respondem que esse movimento não existe.

O comportamento eleitoral acompanha essa assimetria. Levam em consideração falas ou posições machistas de uma candidatura na hora de votar 72% do eleitorado, com 80% entre as mulheres e 63% entre os homens. Dizem que não levam em conta 23% dos homens, contra 9% das mulheres, e outros 14% dos homens respondem “às vezes”. Mais de um terço do eleitorado masculino, portanto, deixa o machismo passar, total ou parcialmente.

O critério fica ainda mais nítido na comparação entre históricos. Deixariam de votar em uma candidatura com histórico de violência contra a mulher 89% do eleitorado. Quando o histórico é de corrupção, o índice sobe para 96%. Nepotismo, 78%.

A diferença se concentra entre os homens. Diante de uma candidatura com histórico de violência contra a mulher, 83% deles deixariam de votar e 12% não deixariam. Diante de uma candidatura com histórico de corrupção, 98% deixariam de votar e nenhum respondente do gênero masculino disse que manteria o voto. Entre as mulheres, o percentual que manteria o voto em quem tem histórico de violência contra a mulher é de 1%.

“É a misoginia do voto, um conjunto de crenças enraizadas e normalizadas que permeiam movimentos contra o voto feminino nas redes sociais, encabeçados por influenciadores ‘Red Pill'”, afirma Ligia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa.

A referência aos influenciadores não é retórica. Pesquisa do DesinfoPop, laboratório da Fundação Getulio Vargas, analisou cerca de 7 milhões de conteúdos publicados em 85 grupos de Telegram desde 2015. Em 18 desses grupos, 87% das mensagens que tratavam do voto feminino pediam a supressão do direito, com frases como “voto feminino foi o pior erro da humanidade”. O estudo é assinado por Julie Ricard, Mario Aquino Alves e Ergon Cugler.

Para Ricard, o volume preocupa menos que a ausência de contraditório. A pesquisadora aponta a unanimidade de opinião dentro desses grupos como o dado mais grave e observa que o argumento contra o sufrágio feminino não é novo, surpreende por ainda estar em uso.

O levantamento identifica dois pilares no discurso. O primeiro essencializa a biologia, atribuindo às mulheres excesso de emoção e desequilíbrio, e conclui daí uma suposta inaptidão política, a mesma premissa que 25% dos homens ouvidos pela Hibou subscrevem. O segundo é abertamente instrumental, alegando que mulheres votam mais à esquerda e que isso, por si só, seria um problema.

Esse segundo pilar tem lastro em dados. Levantamento do Datafolha realizado em 17 e 18 de junho de 2026, com 2.004 eleitoras em 139 municípios e margem de erro de dois pontos percentuais, mostra que 44% das mulheres se posicionam à esquerda ou centro-esquerda, contra 37% à direita ou centro-direita. Entre os homens, a proporção se inverte, com 50% à direita ou centro-direita e 33% à esquerda ou centro-esquerda.

A escalada tem registro fora das redes também. A SaferNet Brasil recebeu 8.728 denúncias de misoginia e violência contra a mulher em 2025, contra 2.686 em 2024. A alta de 224,9% foi a maior entre todas as categorias monitoradas pela entidade, que somou 87.689 denúncias no ano, crescimento de 28,4% em relação ao período anterior.

A Agência Brasil registra que os termos que organizam essa linguagem já circulam com significado próprio. Redpilldescreve homens que dizem ter despertado para uma realidade em que as mulheres manipulariam e explorariam os homens, e que pregam a retomada do domínio masculino. Incel abrevia “involuntary celibate”. Machosfera nomeia o conjunto de fóruns, canais e grupos dedicados à masculinidade tóxica.

Em 30 de junho de 2026, numa transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, o comentarista Paulo Figueiredo afirmou que “mulher vota estatisticamente muito mal”, com ênfase nas solteiras, sem apresentar pesquisa ou estudo que sustentasse a frase. Neto do último presidente da ditadura militar, Figueiredo vive nos Estados Unidos e é investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

Em julho, a influenciadora Pietra Bertolazzi declarou-se contra o voto feminino e contra o feminismo em vídeo que viralizou, conforme reportagem da Agência Pública. A mesma reportagem mostra que Figueiredo classificou como “genialidade” a fala de Jair Bolsonaro contra a deputada Maria do Rosário, em 2014.

O Partido Missão, derivado do Movimento Brasil Livre, defende no chamado Livro Amarelo a ideia de “democracia familiar”, e a liderança Orlando Lima escreve sobre renda básica condicionada à renúncia voluntária ao direito de voto.

A referência é estadunidense. Em agosto de 2025, o pico de mensagens contra o sufrágio feminino nos grupos monitorados pela FGV veio depois que Pete Hegseth, secretário de Guerra dos Estados Unidos, compartilhou vídeo do pastor Doug Wilson defendendo o fim da 19ª Emenda, que garantiu o voto às mulheres estadunidenses em 1920. O supremacista branco Nick Fuentes, recebido por Donald Trump, já afirmou que revogaria o direito.

O vocabulário, no entanto, é antigo. Em 1887, ao discursar contra o sufrágio feminino no Senado estadunidense, George Vest sustentou que mulheres “são essencialmente emocionais” e que o voto delas seria um “sufrágio emocional”. É a mesma premissa que uma em cada quatro pessoas do sexo masculino ainda subscreve no Brasil de 2026, segundo a Hibou.

A legislação brasileira tipifica parte dessa conduta desde 2021. A Lei 14.192 define violência política de gênero e prevê pena de um a quatro anos de reclusão.

Em Primavera, no nordeste parauara, Elton Carlos do Nascimento da Silva foi condenado a dois anos de reclusão e 20 dias-multa por ofensas misóginas dirigidas à vereadora Maxilene do Socorro Loureiro de Almeida em transmissões ao vivo no Facebook. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará confirmou em julho de 2025 a sentença proferida em agosto de 2024, ao entender que as falas buscavam constranger a parlamentar e dificultar o exercício do mandato, reforçando estereótipos de gênero. A pena de reclusão foi substituída por prestação de serviços à comunidade.

No Congresso, o PL 896/2023, da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), inclui a misoginia na Lei do Racismo e prevê pena de um a três anos. O texto foi aprovado no Senado em 24 de março de 2026 por 67 votos a zero e seguiu para a Câmara, onde o regime de urgência passou em 1º de julho por 293 a 158, com Partido Liberal, Novo e Missão orientando voto contrário, conforme a Agência Pública.

O Red é de Sangue reúne conteúdos educativos, tutorial para denúncia de ódio online e acesso a grupos de reflexão, e disponibiliza o levantamento na íntegra para download.

“A misoginia não vive só nas redes. Ela está na forma como o voto da mulher ainda é tratado como assunto coletivo, como algo a ser negociado ou convencido. Comunicação é nossa ferramenta de enfrentamento, e esses dados mostram por que ela ainda é urgente”, afirma Ana Beatriz Schauff, CEO da Fresh PR e idealizadora da plataforma.

Acesse os dados da pesquisa aqui.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Pheromone maxxing funciona? O que a ciência diz sobre não tomar banho antes do date

Previous article

Centenas de milhares de infâncias interrompidas pela violência no Brasil

Next article

You may also like

More in Mulher

Comments