Gastronomia

COSTELETA DE TAMBAQUI ASSADA

Clique para ampliar a imagem Prato muito apreciado na amazônia, o Tambaqui é um peixe de carne saborosa e rica em proteínas e sais minerais. Quer experimentar?

Ingredientes:

1,5 kg de costeletas de tambaqui separadas;
2 limões;
2 cebolas;
2 cabeças de alho picado;
meio maço de coentro picado;
meio maço de cebolinha verde picada;
meio maço de salsa picada;
sal e pimenta do reino a gosto;
duas xícaras e meia de azeite de oliva;
farinha de mandioca branca crua, a gosto;

Preparação:
Limpe as costeletas e regue com o suco de 1 limão. Deixe escorrer o excesso de limão. Em um processador de alimentos, coloque o alho, 1 cebola picada, as cebolinhas, o coentro, a salsinha, sal e pimenta-do-reino. Processe até formar uma pasta. Coloque 1 xícara de azeite e o suco do outro limão e processe por mais 1 minuto. Tempere as costeletas esses ingredientes e deixe marinar por 1 hora ou mais, dentro da geladeira. Pré-aqueça o forno. Forre uma forma com papel alumínio. Retire o excesso de tempero do Tambaqui e reserve. Arrume o peixe na forma e regue com 1 xícara de azeite. Leve ao forno, mas tome cuidado para não secar demais.
Refogue a marinada do Tambaqui em 1/2 xícara de azeite e, em seguida, misture com 2 litros de água quente e junte sal a gosto. Junte a farinha de mandioca aos poucos sem parar de mexer, até obter um pirão cozido e não muito duro. Sirva as costeletas assadas sobre o pirão bem quente. Se necessário adicionar água quente, durante o cozimento.

        Imprimir página