Gastronomia

MANIÇOBA

Clique para ampliar a imagem Sua preparação demora cerca de uma semana, pois a folha da maniva (a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozida durante, pelo menos, quatro dias. Após esse tempo, acrescenta-se charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costeleta salgadas de porco, além de chouriço, lingüiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. Daí ser conhecida como a feijoada paraense.

INGREDIENTES - para cerca de 30 pessoas:
· 2 paneiros de folhas de mandioca ( maniva ) ;
· 2 quilos de toucinho branco;
· 2 quilos de toucinho defumado;
· 2 quilos de pé de porco salgado
· 2 quilos de orelha de porco salgada
· 2 quilos de língua de porco salgada
· 2 quilos de rabo de porco salgado
· 2 quilos de lombo de porco salgado
· 2 quilos de costela de porco salgada
· 1 1/5 quilo de paio
· 1 1/5 quilo de chouriço
· 1 1/5 quilo de lingüiça de porco
· 4 quilos de bucho de boi
· 4 quilos de charque

MODO DE FAZER:

Retire os talos da maniva e vá moendo. Coloque a maniva para ferver em fogo brando por 72 horas em panela grande com água. É necessário mexer de vez em quando, para que as folhas não grudem no panelão. Acrescente água quando achar necessário, contanto que a massa nunca fique seca.
Depois de 72 horas, coloque o toucinho (inteiro). Deixe ferver por mais um dia, em fogo brando, sempre acrescentando água e dando no mínimo três boas mexidas por período (manhã, tarde e noite).
No quarto dia, ponha as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal.
No quinto dia, é a vez do bucho, que entra na panela em pedaços. Antes, escalde bem o bucho. Corte as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão para ferver, desligando o fogo quando for dormir.
No sexto dia, corte o paio, o chouriço e a lingüiça em rodelas. Deixe ferver até o dia seguinte, quando a maniçoba estará pronta. O ponto pode ser dado pela cor que, de verde vivo passa a verde musgo quase preto.
Agora é só servir com arroz branco e farinha de mandioca.

        Imprimir página