Vicente Malheiros

O URUÁ-TAPERA

Fundado em dezembro de 1991, há 21 anos, a versão impressa do jornal Uruá-Tapera é dirigida a toda a região Oeste do Pará e sua sede é em Oriximiná. Em formato standard e todo em policromia, tem linha editorial independente e periodicidade mensal, com circulação nos meios jornalístico, político, empresarial e de governo, além de ONGs e demais grupos formadores de opinião, inclusive da capital do Estado. A versão on line apresenta o conteúdo, na íntegra, de cada edição. O site oferece blog, galeria de fotos, história dos municípios, banners de anunciantes, notícias diárias, crônicas, artigos, edições anteriores, espaço interativo, atrações turísticas, inclusive gastronomia, belezas naturais, curiosidades, e agenda cultural.

A longevidade do jornal atesta a credibilidade alcançada. Prova disso são a Comenda Padre José Nicolino de Souza - a mais alta honraria de Oriximiná -, concedida ao Uruá-Tapera por relevantes serviços prestados, e o Título de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal. Além da aprovação de votos de louvor e de aplausos, conferidos pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará, pelo transcurso de 15 anos da publicação, única com suas características editorial e gráfica a alcançar o feito no Pará.

O Uruá-Tapera desenvolve, também, projetos no contexto da responsabilidade social, que reforçam a sua legitimidade. Em Santarém, o jornal é distribuído pelo maestro José Agostinho da Fonseca Neto, filho do saudoso maestro Isoca, e a renda obtida com a venda é destinada integralmente à escola de Música Wilson Fonseca, o que permite o acesso de mais crianças e jovens carentes aos instrumentos musicais.

Em Oriximiná, o Uruá-Tapera desenvolve o projeto “Leitura de Jornais e Revistas em Sala de Aula”, distribuindo gratuitamente nas escolas públicas 400 exemplares a cada edição, como forma de estimular o pensamento e suscitar o debate sobre as questões de âmbito local, tendo sido amparado como atividade extra-curricular, nos termos da lei nº 6.497/2002.


Franssinete Florenzano

Diretora-editora responsável