Conheça o Pará

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA , 112 ANOS
Conceição do Araguaia é um dos pólos turísticos da região de integração Araguaia. Sua área de 5.829,44 quilômetros quadrados tem praias que já caíram no gosto dos veranistas, sobretudo daqueles que residem em cidades dos Estados vizinhos, como Couto Magalhães, Araguaína e Palmas, no Tocantins; e Goiânia, em Goiás; além dos outros municípios paraenses próximos, como Redenção, Xinguara e Marabá. Os hotéis ficam lotados essa época do ano; os bares e restaurantes aproveitam a temporada para aprimorar os serviços e gerar renda; e as praias são palco das apresentações culturais, que começaram com o Festival de Quadrilhas, nos dias 24 e 25 de junho.

Mais de cem mil pessoas procuram as praias da cidade, dentre elas a das Gaivotas, Caldeirão, Verde, do Meio, e as ilhas do Pão, do Seresteiro e do Bode. Para se deslocar às ilhas, usadas principalmente para camping, existem lanchas disponíveis na orla que fazem os trajetos entre 10 e 20 minutos. Este fim de semana é o ponto alto da programação de julho, com a realização do Carnaraguaia, na Orla, com dois grandes blocos de abadá - o Bragadá e Galo -, que reúnem cerca de três mil brincantes.

No palco principal do Carnaraguaia, também se revezam as bandas VoaDois, os cantores Netinho e Paulinha, e a banda Novo Amor. Na praia das Gaivotas e no Beiradeiro, acontece o restante da programação. De 22 a 26 deste mês, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a 1ª Confluência do Araguaia e Alto Xingu, com a participação de 15 municípios, na tentativa de fazer um pré-diagnóstico da região para futuro plano cultural. Em agosto, os eventos se deslocam para praia Verde.


Clique na imagem para ampliar


        Imprimir página