Conheça o Pará

ABAETÉ, O CHARME DO BAIXO TOCANTINS
Abaetetuba reserva surpresas para quem a visita pela primeira vez. Distante 51 Km da capital, simples em seu traçado e nas construções urbanas, a cidade cresceu às margens do Rio Maratauíra, um dos afluentes do rio Tocantins. Seu povo é alegre, hospitaleiro e apaixonado pela terra. São 119.152 habitantes. O município também é rodeado de praias fluviais, rios, mangues, baías e igarapés, como a praia de Beja, considerada a mais bonita.
Os artesãos de Abaetetuba levam para Belém, no Círio de Nazaré, em outubro, seus lindos brinquedos de miriti, pintados nas mais diversas cores.

É lá que acontece, nos dias 06, 07 e 08 de junho, o MIRITIFEST, festival que apresenta o artesanato dos brinquedos de miriti, atividade típica desta região. Além dos brinquedos, muitas iguarias são feitas com a polpa da fruta. É só aparecer por aquelas bandas para conferir...E na volta levar muita bagagem e uns quilinhos a mais.

O município, criado em 1880, representa 1,92% da população do Estado. Com área de 610,7 km², tem 0,13% da área do Pará, densidade demográfica de 11 habitantes por km² e seu IDH é de 0,706.


Clique na imagem para ampliar


        Imprimir página